CRM realiza campanha de combate à violência contra a mulher

No dia 07 de agosto, a Lei Maria da Penha completou 17 anos. E neste dia, a secretaria de Desenvolvimento Social deu início à campanha do Agosto Lilás, em combate à violência contra a mulher. Com o tema “Enfrentando relacionamentos abusivos”, o grupo do CRM (Centro de Referência da Mulher) de Itapetinga tem realizado ações com o objetivo a conscientização da sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher. Com diversos tipos de eventos, a ação tem divulgado a Lei Maria da Penha, os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

Nas lavanderias, nos CRAS, com os grupos de convivência e em escolas municipais foram realizadas rodas de conversas que explicam o ciclo da violência doméstica, iniciado com agressões verbais e morais, quando as vítimas ainda não conseguem perceber que estão em um relacionamento abusivo.

O grupo também participou do SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) na Azaleia. Durante os três turnos, a equipe debateu o tema, exaltando sempre que “quem ama não humilha, não maltrata, não mata”. No início da próxima semana visitará, ainda, no IF Baiano e na Policlínica Municipal para encerrar o ciclo de debates.

De acordo com a coordenadora do CRM, Belle Cotrim, o calendário de ações de conscientização da população busca sensibilizar todos sobre as várias formas de violência contra a mulher. “Toda a temática do Agosto Lilás é voltada para a importância da denúncia, a importância da igualdade entre homens e mulheres e sobre como todos nós temos que combater a violência o tempo todo, sempre”, destaca.