O mês de agosto é marcado pela Campanha Agosto Lilás, que representa a conscientização e combate à violência contra a mulher. O movimento foi desenvolvido em referência ao aniversário da Lei Maria da Penha, criada em 7 de agosto de 2006, que este ano completou 16 anos.
Para reforçar as ações da campanha, a Prefeitura de Itapetinga, através do CRM – Centro de Referência de Atendimento à Mulher – realizou uma série de ações educativas que auxiliem na tomada de consciência para a importância desta causa.
A programação contou com rodas de conversas nos postos de saúde e nos Cras do município, panfletagem no centro da cidade e muito diálogo com o objetivo de sensibilizar e informar a população sobre o necessário e urgente fim da violência, divulgar os serviços especializados ofertados pela equipe do CRM, bem como esclarecer a importância de as vítimas de violência doméstica procurarem ajuda e não se calarem.
“Falar sobre violência doméstica é importante para que cada mulher tenha acesso a instrumentos de proteção e a uma rede de apoio, além de fazer com que seus potenciais agressores possam repensar as suas ações. A conscientização sobre o assunto pode evitar o aumento dessas tristes estatísticas de violência e salvar vidas de muitas mulheres, assim como mudar a mentalidade da sociedade como um todo diante desse grave problema social”, falou Belle Cotrim, coordenadora do CRM de Itapetinga.