Os CRAS – Centros de Referência de Assistência Social – de Itapetinga voltaram a atender de forma presencial nesta terça-feira, 03. Respeitando as medidas de biossegurança, os quatro Centros de Referência do município reabrem suas portas para atender à população e oferecer serviços, programas e benefícios com o objetivo de prevenir situações de risco ou vulnerabilidade.
Assim, os CRAS voltam a atuar de forma direta e preventiva com a população fragilizada pela pobreza e/ou com acesso precário aos serviços públicos, organizando e ofertando serviços com o objetivo de promover vida mais digna a esses indivíduos.
Segundo a Secretária de Desenvolvimento Social, Andréa Caroline, “os serviços de convivência seguem suspensos. Ainda não temos uma forma viável de reunir os nossos grupos de forma segura, principalmente sendo eles (idosos e gestantes), em sua maioria, grupo de risco nessa pandemia”, afirmou a secretária ao dizer que o município está desenvolvendo novas estratégias para se aproximar ainda mais da população.
Em todos os CRAS, voltam a ser ofertados os seguintes serviços:
- Referenciamento para concessão de benefícios eventuais;
- Atendimento e encaminhamento para o BPC (Benefícios de Prestação Continuada);
- Distribuição do leite para famílias cadastradas.
Bolsa Família estão ofertando nos CRAS, através de seus cadastradores:
- Cadastramento e recadastramento no CadÚnico;
- Cadastramento do NiIS para Tarifa Social de Energia;
- Emissão de Carteirinha do idoso.