CAV completa um ano levando saúde mental para a rede municipal de ensino

O CAV – Centro de Atenção à Vida – completou um ano de funcionamento em setembro. Criado com o objetivo de tratar ou reduzir o adoecimento mental dentro das comunidades escolares, o centro já realizou mais de 2000 atendimentos, muitos com alta e melhora significativa em todos os setores.

Além do atendimento individual, o CAV realiza trabalhos em grupo, levando saúde mental para as escolas através de palestras, rodas de conversas e dinâmicas que debatem a autoestima, o bulling, o autocuidado e a violência nas escolas. “A gente tinha uma demanda muito grande de jovens que apresentavam automutilação, crises de ansiedade e outros transtornos que estavam atrapalhando o processo de aprendizagem. Ao perceber isso, a secretaria de educação teve a sensibilidade de criar este centro como uma ferramenta capaz de levar saúde mental para as escolas”, explicou a psicóloga Juliana Moura.

O centro atende toda a comunidade escolar, dos alunos aos professores. Segundo Edna, professora da rede municipal, o suporte com saúde mental é tão importante quanto o suporte pedagógico. “A gente atende crianças de diversas famílias, com diversos problemas. Trabalhar com educação é trabalhar com gente e quem faz educação é gente que também precisa de cuidados”, disse a professora.

O CAV tem auxiliado a rede municipal a construir uma educação plena, que vá além das regras gramaticais ou matemáticas, mas uma educação que transforme vidas, explorando todo o potencial de cada agente da comunidade escolar.