Na tarde dessa segunda-feira, 30, o Departamento de Cultura de Itapetinga realizou uma audiência pública para apresentar e discutir o Plano Anual de Aplicação de Recursos da nova Política Aldir Blanc.
Surgida como benefício emergencial, a Política Nacional Aldir Blanc tornou-se uma lei federal que garante financiamento contínuo para o setor cultural em todo o país, buscando descentralizar os recursos e fortalecer a cultura nos municípios com participação social, transparência e planejamento.
A audiência foi conduzida pelo gestor de Cultura, Marco Correia, representando o secretário de Educação e Cultura, Alécio Chaves e pelo assessor do Departamento de Cultura e presidente da Comissão da PNAB Ciclo 2, Eduardo Duarte. Além de conduzir o diálogo entre Poder Público e agentes cultuais, os representantes da secretaria de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, também explicaram que Itapetinga está com tudo em dia com o Ministério da Cultura e apta a receber mais de R$ 2 milhões em recursos da PNAB. “Esse dinheiro será destinado diretamente à valorização dos artistas e fazedores de cultura — da sanfona ao palco, da poesia ao grafite, do tambor ao figurino”, falou o gestor de cultura.
Também participaram da audiência pública, os membros do departamento, Adriano Wirz, Maurício Gohmes e Jotabê.


