Durante toda a semana, estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal participaram das avaliações do SAEB. O Sistema de Avaliação da Educação Básica aplica testes, a cada dois anos, para medir a qualidade da educação no Brasil. O objetivo é diagnosticar o sistema de ensino, avaliando o desempenho dos alunos em português, matemática, ciências humanas e da natureza, fornecendo dados para o cálculo de indicadores como o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
Nos últimos anos, Itapetinga já começou a resgatar seus índices em educação como resultado dos investimentos feitos em formação e acompanhamento de professores, reforços, simulados, aulões, dentre outras atividades de estímulo à aprendizagem.
Nos meses que antecederam a realização das provas, toda a equipe da secretaria de educação e comunidade escolar estiveram envolvidos em um movimento de ensino, incentivo e acolhimento. Nos dias de prova, a secretaria colocou veículos à disposição para garantir a participação maciça dos alunos e promoveu cuidado emocional para o bom desempenho de todos.
“A Secretaria de Educação entende a importância dessas avaliações, elas são balizadoras, fundamental para entendermos onde estão as nossas fragilidades e onde precisamos melhorar. Precisamos garantir que a educação de qualidade seja para todos”, disse o secretário, Alécio Chaves.
“Nós acreditamos no poder da educação para transformar cidadãos e, consequentemente, mudar a realidade da nossa sociedade. Por isso, a prefeitura de Itapetinga irá sempre priorizar os investimentos em educação, desde a sua estrutura física das nossas escolas, até a valorização dos profissionais envolvidos”, garantiu o prefeito Eduardo Hagge.



