Nesta segunda-feira, 22, o prefeito Eduardo Hagge participou de uma coletiva de imprensa que reuniu todas as emissoras de rádio do município, além de representantes da mídia digital, com sites e blogs. O principal objetivo foi fazer um balanço do primeiro ano de gestão e apresentar os planos para os próximos três.
Ao abrir a entrevista, o prefeito destacou a importância de um diálogo aberto com a comunidade e agradeceu a participação da imprensa.
Entre as principais áreas abordadas, estiveram temas como avanços e entregas, principalmente na infraestrutura, saúde e educação. O prefeito destacou que a população de Itapetinga reconhece serviço de saúde como o mais preponderante da nossa gestão. “Nós fizemos um investimento de mais de 20% no setor, percentual acima do imposto por lei. Isso nos orgulha e nos tranquiliza por saber que a população tem sido bem assistida. Muitos avanços ainda estão por vir para promover o desenvolvimento de Itapetinga”.
Também foi destaque, durante a entrevista, o resultado da pesquisa feita pela MHF. De acordo com os dados colhidos entre os dias 24 e 25 de novembro, mais de 70% da população de Itapetinga avalia positivamente o primeiro ano da gestão liderada por Eduardo Hagge.
Proximidade com o Governo do Estado
O Site Políticos do Sul da Bahia, representado por João Matheus, participou de Itabuna questionando sobre os principais desafios e o balanço sobre a parceria com o Governo do Estado. De acordo com o prefeito, o primeiro desafio foi a formação do time para implementar um governo com a sua cara, além da necessidade de reestruturação política e administrativa para realizar entregas. Eduardo afirmou que faz um governo “voltado para coletividade, com entregas e resultados” e isso motivou a aproximação com o governo do estado, “ao reposicionar o MDB local onde sempre esteve, ao lado da gestão estadual”. Eduardo afirmou que Itapetinga precisa voltar a ocupar espaço de protagonismo regional e isso só é possível com o apoio do Estado.
Pontos positivos e novos desafios
De Ibicaraí, Igor Pinto, do Bahia Expresso também questionou sobre pontos positivos e negativos deste primeiro ano. Como ponto positivo, o prefeito destacou a chegada do Hospital Regional. “Aliado a isso, temos novos desafios, como trazer e estimular a chegada de novos cursos de graduação para o município nas universidades públicas e privadas. Nossos principais planos de gestão sempre estiveram em torno da educação, comércio e saúde para alavancar o nosso desenvolvimento”, afirmou o prefeito, destacando a geração de emprego já registrada pelo Caged, “o que mostra que estamos no caminho do desenvolvimento”, garantiu Eduardo.
Novos investimentos em Infraestrutura
O prefeito anunciou grandes avanços para a infraestrutura local. Além da continuidade dos trabalhos de pavimentação, há, ainda, um investimento do governo federal de aproximadamente R$ 32 milhões para resolver problemas na bacia hídrica do Camacã. Eduardo anunciou, ainda, o projeto de implantação de uma nova praça na Nova Itapetinga para a prática de esporte e lazer. “Após o primeiro ano de ajustes, grandes obras já estão em curso, em fase de elaboração do projeto e de tramitação burocrática, a exemplo do trevo do Brasil gás”. Eduardo anunciou, ainda, os projetos de iluminação central da a Júlio José Rodrigues e sua continuação até o Parque de Exposições, sem falar em todas as obras de saúde já anunciadas.
Divergência política
Sobre o afastamento do ex-prefeito e sobrinho, Rodrigo Hagge, Eduardo afirmou que esta é apenas uma divergência política. “Rodrigo tem novo posicionamento político e segue o caminho que ele acredita ser o melhor. O meu posicionamento é de história política, de manutenção de uma postura do nosso partido, que sempre foi aliado ao governo do estado. O 15 sempre esteve ao lado do 13 e eu optei por caminhar ao lado do governo para poder ter a possibilidade de fazer as entregas que eu me comprometi em pré-campanha”, explicou Eduardo.
Participaram da coletiva, ainda, importantes nomes da sociedade itapetinguense, como o empresário Eder Rezende, o pastor Odinei Ferreira e o vice-presidente da CDL, Oniel Brandão. Representantes da política estadual também participaram da coletiva. Geddel Vieira Lima, Carlinhos Sobral, Niltinho e Jayme Vieira Lima avaliaram o governo e demonstraram apoio ao prefeito.