Outubro Rosa é o mês de combate ao câncer de mama e a prefeitura de Itapetinga já entrou nessa campanha. Em julho, a Carreta do Rastreamento do Câncer de Mama esteve no município por 17 dias, fazendo mamografia em mais de 2000 mulheres.
Agora, todas aquelas que passaram pelo exame e tiveram alguma anomalia detectada serão atendidas pela Policlínica Municipal e encaminhadas para o tratamento adequado.
O câncer de mama é um dos tipos mais comuns de câncer entre as mulheres em todo o mundo. No Brasil, ele lidera os casos, depois do câncer de pele não melanoma. Por isso, a prevenção é o melhor caminho.
De acordo com a secretária de saúde, Myllena Orrico, informação, conscientização e acesso aos cuidados de saúde são fundamentais para combater essa doença. “Todos os esforços visam garantir que todas as mulheres tenham acesso igualitário aos exames necessários para o rastreamento, aumentando, assim, as chances de cura. Em agosto, nós oferecemos mamografias gratuitas para 2100 mulheres. Mas nosso trabalho não poderia se encerrar ali. Nós vamos, agora, acompanhar as pacientes que tiveram alguma lesão detectada até que elas estejam curadas”, explicou a secretária.