Alunos da rede municipal de ensino são premiados no Concurso Cultural do Sicoob

Na última sexta-feira, 27, Itapetinga foi destaque em educação, mais uma vez, na premiação dos vencedores no Concurso Cultural do Sicoob 2023. Na praça Dairy Valley, representantes do Sicoob se reuniram com os estudantes e professores participantes para celebrarem a conquista dos alunos. Dois alunos de escolas da rede municipal ganharam o prêmio disputado entre escolas das redes pública, privada e cooperativas escolares de Itapetinga, Vitória da Conquista, Poções e Tremedal.

O Programa Concurso Cultural acontece anualmente. O instituto determina um tema e os alunos das escolas inscritas realizam produções culturais em torno do mesmo. Neste ano, os alunos do 3º ano produziram desenhos que expressassem o tema do Concurso. Os alunos do 5º ano escreveram crônicas que relacionassem o tema à realidade local. No 7º ano foram produzidos poemas compostos por versos livres ou estruturas fixas, utilizando recursos visuais, semânticos e sonoros de linguagem. Para os alunos do 9º ano foi proposta a criação de tiras em quadrinhos com textos crítico-reflexivo sobre o tema proposto. Os melhores trabalhos são selecionados e premiados em três etapas: local, regional e nacional. Ao todo, seis itapetinguenses foram premiados.

Na categoria desenho, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental de Itapetinga ocuparam os lugares mais altos no pódio. Cibelle Alcântara, da Cooedita e Levi Viana, da Escola Municipal Edirani Pacífico ficaram entre os três escolhidos. Destaque, também, para os alunos do 5º ano. Clariane Máximo, do colégio Sizaltina e Sofia Teixeira, também da Cooedita, escreveram crônicas que mereceram disputar uma vaga na fase regional. Anabelle Antunes, aluna do 7º ano do Colégio Batista se destacou na categoria poema. Além disso, Julyana Viana Alves, do 9º ano do Colégio São José, foi selecionada para a próxima etapa com o seu quadrinho.

Agora, esses jovens disputarão as etapas regional e nacional em busca de mais um sucesso em sua trajetória escolar, aproveitando o caminho cheio de cultura, arte e diversão.

“É, sem dúvida, um orgulho para a gente ver que todo o empenho da gestão para a elaboração de uma educação pública de qualidade tem surtido efeito e os resultados já podem ser vistos. Itapetinga se destacou entre cidades de grande porte como Vitória da Conquista. Isso mostra o quanto temos nos desenvolvido, o quanto nossos alunos estão ficando preparados para alçar voos mais altos, sem medo da concorrência”, disse o secretário Luciano Almeida.