Itapetinga realiza Conferência Municipal de Educação

A prefeitura de Itapetinga e o Fórum Municipal de Educação realizaram, nesta terça e quarta-feira, a Conferência Municipal de Educação Extraordinária. No auditório do Colégio Luís Eduardo Magalhães, agentes de educação e sociedade civil se reuniram para debater o tema: “Políticas de Estado para Garantia da Educação como Direito Humano, com Justiça e Desenvolvimento Socioambiental Sustentável”.

Para abrir o evento, na noite desta terça, após uma atividade cultural, com a professora Magna Santos Beterraba, formaram a mesa de autoridades, o secretário de educação Luciano Almeida; Alécio Chaves, diretor do NTE 8; Rubenilda Ferreira, presidente do Conselho de Educação; Sibele Nery, Presidente do Fórum Municipal de Educação; e Renan Coelho, presidente da APBL Sindicato. Em todas as falas, um ponto em comum: a certeza de que só se constrói uma educação verdadeiramente transformadora quando ela é encarada como uma política de estado e não de governo, quando os planos e metas forem efetivamente pensados para a formação de jovens conscientes de seu papel na sociedade e capazes de formar futuros mais promissores. “Ou a gente conforma, ou a gente transforma”, destacou Alécio Chaves.

Ao declarar aberta a conferência, o secretário de educação, Luciano Almeida, falou do empenho da gestão em investir em uma educação plena, desde a reforma dos prédios escolares, passando pela capacitação de professores, até a oferta de uma estrutura pedagógica que auxilie a aprendizagem dos alunos.

Na quarta-feira, os conferencistas debateram eixos norteadores, que visam o fortalecimento das Políticas Públicas Educacionais e o desenvolvimento da educação básica, com vistas ao novo Plano Nacional de Educação – decênio 2024-2034.