Itapetinga ultrapassa meta vacinal e imuniza 100% dos cães e gatos contra raiva

Iniciada em agosto, a campanha de vacinação antirrábica em Itapetinga ultrapassou todas as metas estipuladas pela Sesab. Mais de 15 mil animais, entre cães e gatos, foram imunizados tanto na zona rural como na zona urbana.

Com uma estratégia de levar a vacinação para mais próximo da população, a secretaria de saúde conseguiu proteger os animais do município com mais de 3 meses de idade. Inicialmente, o grupo da vigilância em saúde foi à zona rural. De forma escalonada, visitou as áreas mapeadas e facilitou o acesso aos imunizantes. Na sede, a vacinação ocorreu em todos os postos. E para atingir um grupo ainda maior, a prefeitura realizou três Dias D de vacinação (na sede, no distrito e no povoado). O resultado do empenho foi uma cobertura total que garante a saúde plena de animais e humanos.

A raiva é uma doença muito grave, com letalidade aproximada de 100% e que, para manter controlada é necessário o alcance de coberturas vacinais elevadas em animais, reduzindo o risco de casos humanos. A Campanha de Vacinação de Itapetinga contemplou todos os cães e gatos a partir dos três meses de idade e os mesmos devem continuar sendo vacinados anualmente por toda a vida.

Apesar da Bahia não ter registrado casos de raiva em cães e gatos no primeiro semestre de 2023, 31 animais, entre silvestres (raposas e morcegos) e animais de produção (bovinos e equinos) foram diagnosticados com o vírus. Esses dados reforçam a importância de vacinar os animais domésticos para evitar a proliferação da doença.