Projeto de esporte para PCD’s oferecerá maior inclusão e qualidade de vida

Desde o início da gestão, a prefeitura de Itapetinga vem buscando levar o esporte e todos os seus benefícios para a população. Ampliando a gama de modalidades, o município vem envolvendo mais pessoas, promovendo movimento e saúde, reduzindo o sedentarismo, a obesidade e atuando, inclusive, na saúde mental do seu povo.

Buscando chegar em um número cada vez maior de itapetinguenses, a secretaria de esporte, turismo e lazer iniciou, nesta semana, um projeto que incluirá pessoas com deficiência. Com o objetivo de fomentar a prática adaptada de esportes e atividades físicas o projeto irá cadastrar todas as Pessoas Com Deficiência que moram nos bairros e distritos de Itapetinga; oferecer práticas adaptadas de esportes e atividades físicas para este público, orientadas por profissionais de Educação Física e criar a Associação das Pessoas Com Deficiência, dando todo o suporte jurídico para a organização e manutenção da mesma.

Durante dois dias, a equipe já realizou palestras com nutricionistas e enfermeiros, teste de esforço e anamnese dos participantes, na busca de traçar um perfil e melhor adequar a proposta às necessidades de cada um.

“O esporte adaptado contribui significativamente para a inserção das pessoas com deficiência à sociedade, traz benefícios através da maior aceitação da deficiência, ainda proporciona melhor interação com as pessoas ao seu redor, melhora da aptidão física, ganho de independência e autoconfiança para a realização das atividades diárias”, explicou o secretário Jailson Santana.

Rolar para cima