Prefeitura mantém diálogo com APLB e estuda possibilidade de acordo com a categoria

Em assembleia ocorrida na última semana, os professores municipais de Itapetinga decretaram greve por tempo indeterminado. A paralisação das atividades foi iniciada a partir desta segunda-feira, 10, em reivindicação ao reajuste salarial.

Em mesas de negociações, o município ofereceu, reajuste de 6% linear para todos os professores. Os professores, no entanto, esperam aumento que totalizaria cerca de 27%.

Com o reajuste oferecido pela administração municipal, os professores no topo da carreira passariam a receber, de salário base, sem contar as gratificações devidas, R$ 5.509,28.

Na tarde da ultima quinta-feira, após reunião no dia anterior, a categoria apresentou sua primeira contraproposta. Dessa vez, solicitam reajuste de 17,95%, dividido em cinco vezes, o que impactaria em R$ 2.069.067,67 nas contas do município.

A administração municipal segue analisando a proposta, calculando o que ela representa aos cofres públicos e, principalmente, a sua capacidade financeira de garanti-la. Nesta segunda-feira, 17, será encaminhada a resposta à APLB.

A atual gestão compreende a reivindicação da classe, por isso esta avaliando a contraposta a partir da capacidade financeira dos recursos do FUNDEB. Recursos estes que aumentaram apenas 0,95% em relação ao ano anterior.

É importante ressaltar que apenas 39 professores, do total de 382 docentes que trabalham no município recebem o salário base da carreira. Todos os demais já ultrapassam o piso do magistério.

Enquanto não encontra um ponto de equilíbrio capaz de fechar um acordo com os professores, a administração busca alternativas para manter o acesso à educação. Por isso, a rede se reestruturou e, desde segunda-feira, seguem funcionando normalmente, todas as creches, pré-escolas, escolas do fundamental anos iniciais, além das do campo e as cívico-militares.

A escola é um espaço de aprendizado, mas também de segurança, acolhimento e de garantia de segurança alimentar. Assim, as unidades seguem recebendo os seus alunos, buscando, inclusive, diminuir ainda mais os déficits deixados pela pandemia e pelo isolamento social.

A administração municipal espera que, em breve, todos possam estar de volta às salas de aula