Transparência: prefeitura realiza audiência sobre cumprimento de metas fiscais

Buscando garantir a transparência na utilização do dinheiro público e cumprindo determinação legal, a prefeitura de Itapetinga realizou, na manhã desta quinta-feira, 30, uma audiência pública com a finalidade de demonstrar e avaliar o cumprimento das metas fiscais do segundo quadrimestre do 2021.

O secretário de Finanças, Orlando Ribeiro, junto com parte da sua equipe, presidiu a reunião ao lado de Alfredo Cabral, representante da Contabil, empresa de contabilidade.

Ao abrir a audiência, Alfredo falou sobre “a perversa arrecadação e distribuição de verbas do Governo Federal”. De acordo com o contador, “as necessidades das pessoas acontecem no município, as ações públicas são municipalizadas, mas o governo federal não destina os recursos necessários para custeá-las. Daí a dificuldade encontrada rotineiramente pelos municípios para garantir saúde, educação, infraestrutura…”, disse Cabral ao lembrar que nos últimos anos, por conta da pandemia, as demandas, principalmente de saúde e desenvolvimento social, aumentaram muito, mas não houve o aumento correspondente no repasse.

Entre outras explicações, o secretário Orlando Ribeiro falou que Itapetinga recebe, através do FPM, apenas cerca de 2% do arrecadado pelo Governo Federal, o que é insuficiente para garantir o custeio dos serviços. “Os recursos são parcos e eu costumo dizer que, com uma equipe competente e muita seriedade, a gente vem conseguindo fazer um verdadeiro milagre”, afirmou o secretário ao garantir a lisura e a transparência do serviço público.

Presentes na audiência, os vereadores, Peto, João de Deus, Tuca, Anderson da Nova e Luciano também falaram sobre a importância dessa prestação de conta e lamentaram o desinteresse e a falta de participação da população.

Ao finalizar a reunião, Orlando Ribeiro disse deixar abertas as portas da secretaria para quem se interessasse ou tivesse alguma dúvida a respeito das contas públicas e garantiu a lisura e transparência da gestão Rodrigo Hagge.