Mantendo o trabalho de prevenção a doenças como dengue, zika e Chicungunya, o Agentes de Endemias e Vigilância Epidemiológica de Itapetinga realizaram o último Levantamento de Índice Rápido (LIRAa) e o Levantamento de Índice Amostral(LIA).
Os levantamentos são métodos de amostragem e mapeamento dos índices de infestação por Aedes Aegypti e Aedes Albopictus. Para isso, o programa trabalha com amostragem de imóveis, a fim de averiguar a possível presença do vetor que transmite a Dengue, Zika e Chikungunya.
Conforme dados do LIRAa desta etapa, o Índice de Infestação do município de Itapetinga para Aedes aegypti foi considerado de médio risco para epidemia e doenças.
As amostragens visam coletar informações no período que antecede o verão (época de maior transmissão) e têm o objetivo de fortalecer e otimizar as ações de combate ao vetor em áreas de maior risco.
A Secretaria de Saúde destaca que a maior parte dos focos do mosquito está nos domicílios e, por isso, é essencial a atuação da população com medidas preventivas nos seus quintais.